Acervo

Edição atual

Perspectivas em humanidades digitais
v. 35 n. 1 (2022)

PUBLICAÇÃO CONTÍNUA

Atualmente, é possível perceber um crescente interesse pelas humanidades digitais no Brasil. Os diversos usos de métodos digitais aplicados à resolução de questões humanistas é um caminho sem retorno, ao passo que nossa sociedade e seus respectivos fenômenos sociais, políticos, culturais, socioeconômicos, identitários, de gênero, antropológicos, entre tantos outros, são cada vez mais mediados pelo digital e, assim, marcam uma era própria.

Este dossiê traz artigos originais cujo diálogo inter e transdisciplinar se faz presente, tendo as humanidades digitais como principal foco, em articulação com a arquivologia e com a ciência da informação. Tem como editores convidados Ricardo M. Pimenta, doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Moisés Rockembach, doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro (Portugal), professor do Departamento de Ciências da Informação e dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Chamadas abertas
Organização do conhecimento em arquivos

| ENCERRADA | A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê "Organização do conhecimento em arquivos", que tem como editoras convidadas Joice Cleide Cardoso Ennes de Souza, doutora em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Michely Jabala Mamede Vogel, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.

Leia mais

Chamada para o dossiê
Independências: 200 anos de história e historiografia

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê “Independências: 200 anos de história e historiografia”, que tem como editoras a professora Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e a pesquisadora do Arquivo Nacional Renata William Santos do Vale, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2022, estão previstas as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Comemorar significa, além do sentido de celebração, trazer algo à memória, rememorar juntos. Nesse sentido, convidamos pesquisadores de todo o Brasil e estrangeiros a rediscutir os acontecimentos que levaram ao rompimento com

Leia mais

Próximas edições

Perspectivas em humanidades digitais
     v. 35 n. 1 (jan/abr 2022)

Tem como editores convidados Ricardo M. Pimenta, doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Moisés Rockembach, doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro (Portugal), professor do Departamento de Ciências da Informação e dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Organização do conhecimento em arquivos
     v. 35 n. 2 (maio/ago 2022)

O dossiê tem como editoras convidadas Joice Cleide Cardoso Ennes de Souza, doutora em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Michely Jabala Mamede Vogel, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.




Depoimento da professora Adriana Koyama
Revista Acervo | Diálogos desviantes no arquivo

A professora Adriana Koyama fala sobre a edição da Acervo "Diálogos desviantes no arquivo: das experimentações artísticas à educação das sensibilidades", na qual é editora convidada ao lado de Ana Pato. Acesse:http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/79 .


Nova edição
História indígena, agência e diálogos interdisciplinares - publicação contínua

Este é o primeiro número do periódico no formato de publicação contínua. Com essa mudança, seguimos as boas práticas em editoração de periódicos científicos e buscamos conferir agilidade ao processo de publicação dos artigos. Acesse: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/84


Ver todas as notícias




Seja um autor da Acervo

Para se tornar um dos autores da revista Acervo basta fazer uma nova submissão. Veja o regulamento com as condições para submissão.


Quer ser parecerista?

Cadastre-se e não se esqueça de marcar a opção “Solicitar o papel Avaliador” e especificar sua área de interesse.

REDIB Red Iberoamericana de innovación y conocimiento cientifico Latindex