história; Acervo; Arquivo Nacional; arquivologia; revista científica; periódico científico; ciência da informação
Dos rastros materiais da informação à normalização e diretrizes arquivísticas: a aventura prática e intelectual da produção, organização e acesso aos arquivos



PDF
HTML

Como Citar

RODRIGUES, G. M. Dos rastros materiais da informação à normalização e diretrizes arquivísticas: a aventura prática e intelectual da produção, organização e acesso aos arquivos. Acervo, v. 35, n. 2, p. 1-17, 10 maio 2022.

Resumo

Breve histórico das práticas arquivísticas, de modo a demonstrar a necessidade de registro e de organização das informações arquivísticas desde muito cedo. Discute como, ao longo do século XX, há uma busca de aperfeiçoamento dessas práticas, de elaboração de sistemas de representação e instrumentos de pesquisa, e de normalização terminológica, com destaque para o papel do Conselho Internacional de Arquivos, para consolidar o conhecimento arquivístico e torná-lo compreensível, acessível e compartilhado.

Palavras-chaves: organização da informação; normalização arquivística; instrumentos de pesquisa; Conselho Internacional de Arquivos.

PDF
HTML

Creative Commons License

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença  Creative Commons 4.0 Internacional

Downloads

Não há dados estatísticos.