história; Acervo; Arquivo Nacional; arquivologia; revista científica; periódico científico; ciência da informação

Entrevista

v. 33 n. 3 ( - 2020): Usos e usuários de arquivos

Entrevista com Carla Simone Rodeghero e Clarissa Sommer Alves:

Enviado
25 maio 2020
Publicado
19-08-2020

Resumo

O Programa de Educação Patrimonial (PEP) é fruto de uma exitosa parceria entre o Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers). A iniciativa começou em 2008, a partir de um projeto de extensão que passou a incorporar diversas ações vinculadas à educação patrimonial. Além de promover a difusão arquivística através de oficinas para estudantes da educação básica, o PEP também capacita graduandos de história e oferece cursos de formação para professores sobre os usos possíveis do acervo da instituição arquivística e dos seus espaços para produção do conhecimento. Calcada na conscientização sobre a importância do patrimônio cultural arquivístico e no debate de temas sensíveis para a sociedade brasileira, a iniciativa já levou ao Apers quase 16 mil estudantes. Nessa entrevista, conversamos com as condutoras do programa, a professora doutora Carla Simone Rodeghero, titular da UFRGS, e a historiadora Clarissa Sommer Alves, mestre em História e analista em assuntos culturais do Apers.

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