Arquivos da memória, tramas do tempo: periódicos científicos na difusão do conhecimento
04-06-2025
Em comemoração aos quarenta anos da revista Acervo, este dossiê tem o objetivo de refletir sobre a contribuição dos periódicos científicos, principalmente nas áreas de arquivologia e história, na disseminação da produção acadêmica entre os pares e na divulgação para o público não especializado. O que mudou nessa área nos últimos quarenta anos? Qual foi o impacto das revistas científicas para a fundamentação de políticas públicas? Como a internet e o surgimento das redes sociais impactou o conhecimento científico? No caso específico da Acervo, qual a relação da revista com o desenvolvimento da arquivologia e da história no Brasil?
O dossiê pretende reunir artigos que abordem também a materialidade dos periódicos (o impacto do digital, a importância da indexação e da preservação a longo prazo, o papel dos metadados na descoberta e acesso à informação); as boas práticas de editoração científica relacionadas à ciência aberta; os princípios Deia (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na gestão de revistas científicas; a questão da linguagem e dos estilos de escrita nas áreas de arquivologia e história; a importância da clareza, da precisão e do rigor na comunicação científica; como o conceito de história pública e de divulgação científica podem ajudar os periódicos científicos a alcançar um público não especializado; o papel da tradução e da internacionalização na difusão do conhecimento.
Também serão aceitos estudos a respeito da história da difusão do conhecimento científico, que abordem as diferenças das primeiras publicações acadêmicas até os modelos contemporâneos; como os periódicos moldaram os debates e as agendas de pesquisa em arquivologia e história; estudos de caso de artigos seminais e seu impacto duradouro e a relação dos periódicos com a formação de comunidades acadêmicas. Nesse sentido, são bem-vindos artigos que tomem os periódicos científicos como fonte para pesquisas sobre a produção científica e estudos bibliométricos.
Sobre o tempo presente e os desafios atuais da difusão, serão temas importantes a sobrecarga de informação e a questão da curadoria, a luta contra a desinformação e o papel da ciência verificada, principalmente no combate a fakenews, e o surgimento da ciência aberta e dos modelos de publicação alternativos. São também temáticas de interesse para este dossiê o potencial das novas tecnologias e formatos, o uso da IA na produção científica, a avaliação do impacto da difusão para além das métricas tradicionais (citações) e o papel dos periódicos na construção de uma cultura científica engajada.
O dossiê “Arquivos da memória, tramas do tempo: periódicos científicos na difusão do conhecimento” tem como editores os pesquisadores do Arquivo Nacional Renata William Santos do Vale e Thiago Cavaliere Mourelle, ambos doutores em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
As submissões devem ser encaminhadas até o dia 1 de dezembro de 2025, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres e Resenhas. O dossiê será publicado de forma contínua entre maio e agosto de 2026. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.
Acesse: http://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/about/submissions
Dúvidas: revista.acervo@gestao.an.gov.br