Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne (2016). Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora-pesquisadora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais nos cursos de graduação e pós-graduação desde 1997.Trabalha com estilo de moda e pesquisa em design. No âmbito da arte, desenvolve trabalhos propondo diálogos transdisciplinares por meio de livros de artista, vestuário, têxteis, desenho, aquarela e fotografia. Estuda pesquisa de tendências em moda, delineando as expressões da arte e das subculturas urbanas. Publicou os seguintes livros: Moda Moderna Medida do Tempo: O futurismo Italiano e a Estética do Efêmero (2012) São Paulo: Estação das Letras & Cores; Imagens São Espelhos (2013) Belo Horizonte: ed. do Autor. Em 1996, Recebeu o Prêmio Smirnoff International Fashion Awards, Toronto (prêmio internacional para revelação de jovens talentos da moda). Igualmente premiada pela editora Abril em 2001, com o trabalho intitulado Meninas a Bico de Pena (no qual pesquisou a presença da moda na obra de Clarice Lispector). Em 2017, recebeu os seguintes prêmios: o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes/Música e o Prêmio UFMG de Teses na área de concentração Arte, ambos concedidos pela pesquisa de doutoramento Devemos Ser Uma Obra de Arte ou Vestir Uma: o dandismo como médium-de-reflexão na arte, defendida em 2016 (o trabalho estabelece uma relação entre a genealogia do artista moderno e o Dandismo). Atualmente propõe, como enfoque de pesquisa, uma reflexão filosófica sobre estética e cotidiano permeando a arte, a literatura, a moda, o cinema, a arquitetura e o design. Tem Experiência na área de arte e moda, com ênfase em filosofia da arte, estética e teoria crítica da imagem.
O artigo apresenta uma leitura filosófica sobre a história do dandismo. Para tanto, recorre aos ensaios e textos críticos que dissertam sobre a essência de seu conceito. Objetiva-se explicitar as noções de elegância e existência estética que diferenciam o dandismo da moda. O texto pretende apontar como os detalhes da indumentária propiciam ao dândi enunciar a singularidade do espírito.