O dossiê “História econômica do Rio de Janeiro” presta homenagem a uma das pioneiras da historiografia brasileira, Eulália Maria Lahmeyer Lobo. Sua obra e seu legado continuam a provocar as novas gerações de historiadores a pesquisar, refletir e escrever sobre a história econômica e do Rio de Janeiro.
Devido à importância de sua obra e à multiplicidade de temas aos quais se dedicou, optamos por apresentar na entrevista deste dossiê os depoimentos de pessoas que partilharam com Eulália as experiências de formação e trabalho a partir de questões abertas, pontuando sobre as memórias do companheirismo e das oportunidades de ensino e pesquisa por ela proporcionadas.
Para tanto, duas historiadoras e dois historiadores foram convidados: Ismênia de Lima Martins, Francisco José Calazans Falcon, Lená Medeiros de Menezes e Luiz Carlos Soares são pesquisadores que, em níveis distintos, formaram-se e trabalharam com Eulália e foram influenciados por sua obra e/ou por sua atividade na construção de instituições e organizações promotoras do saber histórico.