história; Acervo; Arquivo Nacional; arquivologia; revista científica; periódico científico; ciência da informação

Acervo




Edição atual

Organização do conhecimento em arquivos
v. 35 n. 2 (2022)

A aproximação entre a arquivologia e a ciência da informação, observada nos últimos anos, deve-se principalmente ao aumento pela busca de informação e construção de conhecimento pelos sujeitos. A partir de teorias e práticas arquivísticas de organizar e tratar documentos é possível apontar as interações com a ciência da informação, entre elas a identificação de conceitos comuns às duas disciplinas, como indexação, análise de assunto e classificação, embora com especificidades.

Em uma concepção abrangente, organização do conhecimento é a disciplina que estuda e desenvolve princípios teóricos relacionados ao planejamento, construção e gestão de sistemas de organização do conhecimento, como também as atividades de descrição, indexação, classificação e armazenamento de itens informacionais que conservam e transmitem seu conteúdo aos sujeitos.

O dossiê apresenta artigos originais nos quais o diálogo inter e transdisciplinar se faz presente, com a organização do conhecimento em arquivos como principal foco, em articulação com a arquivologia e com a ciência da informação. Tem como editoras convidadas Joice Cleide Cardoso Ennes de Souza, doutora em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Michely Jabala Mamede Vogel, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.


Chamadas abertas
Espaços urbanos e metropolização no Brasil
  (1940-1970)

A revista Acervo torna pública a chamada para o dossiê “Espaços urbanos e metropolização no Brasil (1940-1970)”, que tem como editores Raphael Rajão Ribeiro, doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (Cpdoc/FGV) e pesquisador do Museu Histórico Abílio Barreto/Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (MHAB/FMC), e Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Cpdoc/FGV...

Leia mais

Chamada para o dossiê
Marc Ferrez: a fotografia como experiência
  

A revista Acervo, periódico científico do Arquivo Nacional publicado desde 1986, torna pública a chamada para o dossiê “Marc Ferrez: a fotografia como experiência”, que tem como editoras Ana Maria Mauad, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora titular do Departamento de História da UFF e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi/UFF) e Maria do Carmo Rainho, doutora em História Social pela UFF e pesquisadora do Arquivo Nacional.

Leia mais

Próximas edições

Independências: 200 anos de história e
historiografia
v. 35 n. 3 (set./dez. 2022)

O dossiê temático tem como editoras a professora Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e a pesquisadora do Arquivo Nacional Renata William Santos do Vale, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Espaços urbanos e metropolização no Brasil
(1940-1970)
v. 36 n. 1 (jan./abr. 2023)

O dossiê tem como editores Raphael Rajão Ribeiro, doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Cpdoc/FGV e pesquisador do Museu Histórico Abílio Barreto/Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Cpdoc/FGV, professor e pesquisador no Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet/RJ.




Perspectivas em humanidades digitais
Debate de lançamento do dossiê

Assista ao debate de lançamento da edição “Perspectivas em humanidades digitais”, com os editores de dossiê Moisés Rockembach (UFRGS) e Ricardo Pimenta (Ibict) e os autores Gimena del Rio Riande e Domenico Fiormonte.
Acesse a edição: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/86 .


Nova edição
História indígena, agência e diálogos interdisciplinares - publicação contínua

Este é o primeiro número do periódico no formato de publicação contínua. Com essa mudança, seguimos as boas práticas em editoração de periódicos científicos e buscamos conferir agilidade ao processo de publicação dos artigos. Acesse: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/84


Ver todas as notícias




Seja um autor da Acervo

Para se tornar um dos autores da revista Acervo basta fazer uma nova submissão. Veja o regulamento com as condições para submissão.


Quer ser parecerista?

Cadastre-se e não se esqueça de marcar a opção “Solicitar o papel Avaliador” e especificar sua área de interesse.

Bases de dados

Sumários.org




Diretórios

Latindex




Portais

REDIB Red Iberoamericana de innovación y conocimiento cientifico Logo do OasisBR